10 Fatos sobre Ramón Valdés (o Seu Madruga) que você NÃO sabia

10 Fatos sobre Ramón Valdés (o Seu Madruga) que você NÃO sabia
Deixe seu voto

s

O grande ator mexicano Ramón Valdez será eternamente lembrado pelo seu personagem Seu Madruga, aquele homem simples, que embora muitos de nós não tenhamos notado, estava sempre tentando passar algum bom ensinamento. Aquele que nunca revidou os tapas recebidos da Dona Florinda e que apesar de ser chamado de vagabundo foi o que mais trabalhou em toda série.

Era o responsável por organizar as festas, de fazer os reparos e evitava que as crianças brigassem e destruíssem a Vila.

Fique agora com dez curiosidades sobre Ramón Valdez que você provavelmente você não sabia:

1 – INÍCIO DE CARREIRA E FAMÍLIA

3

O ator e comediante Ramón Valdez nasceu na Cidade do México, no dia 2 de setembro de 1923. Se estivesse vivo o ator estaria com 95 anos.

Sua carreira teve início na era de ouro do cinema mexicano. Ramón não era o único artista em sua família. Seu irmão German (conhecido como Tintan) e Manoel el Loco também eram atores e comediantes bastante famosos.

2. CARREIRA

4

Ele ficou bastante conhecido por seu personagem Seu Madruga no seriado Chaves. Porém o ator possuía uma grande experiência no cinema, com mais de 50 filmes no seu currículo.

Ele era tão requisitado que chegava a fazer quatro filmes por ano. Ele atuou ao lado de grandes atores mexicanos da época como Pedro Infante e Mario Moreno Cantinflas.

3. GALÃ

5

Ainda que na série houvessem algumas piadas de que ele fosse feio, sendo chamado até de chimpanzé reumáticoRamón era um galã e cavalheiro mexicano.

Ele dizia que depois do cigarro seu vício eram as mulheres. Ele casou-se três vezes e teve dez filhos.

4. BORDÕES

6

Foi Ramón Valdez o responsável por criar alguns dos maiores bordões da série, como por exemplo:

Só não te dou outra porquê…

Que que foi, que que foi, que é que há?

5. MELHOR PERSONAGEM

7

Roberto Bolaños citou em diversas entrevistas que seu personagem preferido na série era o Seu Madruga e que Ramón além de ser um grande comediante, foi o único que havia conseguido fazê-lo chorar de rir.

6. SEM CARACTERIZAÇÃO

8

Seu Madruga era o único personagem da série que não precisava de caracterização. O ator ia vestido com uma camiseta, chapéu azul e uma calça jeans. Para os seus filhos, o Seu Madruga tinha muito do Ramón Valdez e quem o conhecia achava ele ainda mais engraçado pessoalmente.

7. SAÍDA DO SERIADO

9

Mesmo com toda a fama e reconhecimento por seu personagem na série Chaves, no ano de 1979 ele decidiu se retirar dos programas de Chespirito. Em entrevista, o filho do ator Estebam Valdez, afirmou que a saída de seu pai ocorreu pois Florinda Meza queria o controle total sobre o programa, fazendo várias interferências no roteiro e isso acabou causando desconforto em Valdés.

Ainda no mesmo ano ele resolveu mudar de ares e foi se juntar em um novo projeto com Carlos Villagrán, que havia saído da série um ano antes. Depois de receber uma série de convites, resolveu voltar a trabalhar com Roberto no ano de 1981, fazendo algumas participações.

Seu último episódio no seriado Chaves foi “Cantando na Vila”.

8. ÚLTIMO TRABALHO

10

Um dos últimos trabalhos de Ramón foi em 1987, no Peru, onde gravou um comercial de um famoso doce local. Maria Antonieta de Las Nieves disse que o viu em Lima na ocasião e não imaginou que ele fosse morrer tão pouco tempo depois.

9. AMIGOS

11

Ramón era considerado um grande amigo pela maior parte do elenco do seriado, mas teve uma amizade especial com três astros do nosso seriado favoritoAngelines Fernández, Carlos Villagrán  e Edgar Vivar.

“Seu Barriga” e “Seu Madruga” na vida real moravam na mesma vizinhança e não raramente iam para o trabalho juntos. Um pouco antes de morrer Valdés recebeu a visita de Edgar Vivar e mesmo debilitado mostrou um pouco do humor que tanto nos encantou ao falar:

– Sr. Barriga… já não poderei mais te pagar os 14 meses de aluguel…

Contudo possivelmente, quem mais sofreu com a morte do ídolo Ramón Valdez foi sua inseparável amiga Angelines Fernández, a Dona Clotilde.

Poucos sabem mas Angelines e Ramón já se conheciam, tempos antes dos programas de Chespirito, pois eram renomados atores do cinema mexicano dos anos 50 e 60. Aliás foi Ramónquem apresentou a atriz a Chespírito. Ela estava interessada em integrar o elenco de Bolanõs e foi falar com Ramón, perguntando se Chespírito não tinha um papel para ela. Foi assim que Angelinesingressou na série e nunca mais saiu.

Segundo a filha de Angelines Fernández, a morte de Don Ramón foi uma tragédia para a família. Sua mãe jamais foi a mesma pessoa, descuidou da saúde, passou a fumar ainda mais e nunca aceitou a morte de Don Ramón.

Eles eram muito ligados e se amavam muito. Conta-se que no enterro de RamónAngelines Fernández foi a última a ir embora do cemitério. Ela ficou ao lado do túmulo o dia inteiro chorando inconformada. Dizem também que ela não parava de falar, como se estivesse conversando com Ramón.

10. DOENÇA E MORTE

12

Muitos acreditam que Ramón Valdez morreu de câncer no pulmão, mas a verdade é que a doença já havia se manifestado no estômago e na medula. Ele foi diagnosticado com câncer três anos antes de morrer. Os filhos pediram ao médico que não contassem a ele sobre sua enfermidade e optaram em não fazer a quimioterapia e radiação. Pois sabiam que mesmo com o tratamento a cura não viria.

Em um certo momento, com o avanço da doença ele ficou sem poder andar, pois o câncer havia lançado para a coluna. O ator faleceu no dia 9 de agosto de 1988, há 30 anos atrás.

***

E aí, gostou dessa lista? Não deixe de curtir e deixar o seu comentário. Qual momento do Seu Madruga você jamais se esqueceu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *